sexta-feira, 30 de maio de 2008

CARIOCA LANÇA LIVRO NO 1º OPEN DE TAEKWONDO DE DUPLAS

Roberto Cardia, praticante da modalidade olímpica, o Taekwondo, estará lançando neste domingo, 01, de junho, no SESC Venda Nova O livro "Taekwondo, Arte Marcial e Cultura Coreana"
Foto: Franco Produções
O livro surgiu para fechar uma grande lacuna, pois nele encontraremos o perfil histórico do Taekwondo e toda a sua cronologia, uma viagem sobre o início das Artes Marciais e seu significado em um prisma totalmente diferente. Técnicas de quebramento e conceitos sobre a cultura coreana também fazem parte do seu conteúdo, além de muitas outras abordagens.
Um trabalho de nove anos e com cento e vinte e quatro referências bibliográficas. O escritor já esteve nos estados de São Paulo, Paraná e Bahia para lançar a sua obra. Em visita ao Estado de Minas Gerais Cardia vem mostrar sua obra aos mineiros e contar um pouco sobre suas experiências com alunos cegos. De acordo com o Roberto não há problemas em ensinar a eles a modalidade. “Ensina se Taekwondo através de contato entre aluno e professor. É necessário descrever o ambiente para que o aluno tenha a referência do espaço para conseguir executar o movimento, os chutes. Além disso, existem os comandos verbais para ajudá-los na troca de chutes”, fala.
Ainda não satisfeito com sua publicação, o autor não mediu esforços para publicá-lo no sistema braile de leitura. Este tipo de leitura atende exclusivamente aos cegos e o livro foi transcrito pelo Instituto Benjamin Constant, Urca, Rio de Janeiro. Os benefícios são para os para-atletas cariocas que recebem aulas gratuitas e exclusivamente para aqueles que praticam a modalidade uma vez que este tipo de trabalho é pioneiro dentro da literatura voltada para arte marcial. De acordo com Cardia seu livro ,em braile, é o primeiro trabalho voltado para o Taekwondo no mundo.
O carioca Roberto Cardia pratica a modalidade há 22 anos. Ele faz parte da diretoria da Federação do Rio de Janeiro de Taekwondo, na coordenação de desenvolvimento do Taekwondo adaptado.

Carlos Franco

segunda-feira, 19 de maio de 2008

OPEN MINAS TAEKWONDO DE DUPLAS





O primeiro "Open Minas de Taekwondo de Duplas" finalmente saiu do papel. A Federação Mineira de Taekwondo apoiará o evento que será organizado pelo Sr. Hilário Tavasses Silva e pelos professores: Alex Rodrigues de Alvarenga e Marcus Vinicius.
O Evento acontecerá no Sesc Venda Nova no dia 01 de junho a partir das 8h.



Regulamento da competição

As categorias de luta, masculino e feminino junior, serão divididas em quatro grupos de diferentes pesos: Na Masculina junior: (até 48 kg; até 58 kg; até 70 kg e acima de 70 kg); na categoria feminino junior ( até 46 kg; até 52 kg; até 60 kg e acima de 60 kg).


As categorias de luta masculino e feminino adulto serão divididas em quatro grupos diferentes de peso:na masculina adulta: (até 58 kg; até 68 kg; até 80 kg e acima de 80 kg); na categoria feminino adulto ( até 49 kg; até 57 kg; até 67 kg e acima de 67 kg). Haverá também divisão entre as faixas.




A inscrição :


As inscrições poderão ser feitas na FMTKD até o dia 27 de maio. O valor dependerá do número de modalidades que o atleta participar.




Maiores informações ligue para:



Alex Alvarenga (031) 9996-2364 ou (031) 8318- 6513


Restaurando Vidas

No último sábado,17 de maio, a Federação Mineira de Taekwondo esteve na festa de aniversário e de confraternização do projeto social "Restaurando Vidas"do presidente e coordenador geral, Pastor Júlio César Gomes que é mais conhecido como Cabo Júlio. A Entidade foi representada pelos diretores: Mestre Carlos Franco e professor Alex Rodrigues. O Sr.Hilário Tavares que é um grande amigo das modalidades também marcou presença.
Com o intuito de comemorar o sétimo ano da criação do projeto social , Cabo Júlio, aproveita a data de seu aniversário para divulgar seu trabalho frente ao Programa de reabilitação Social de jovens envolvidos com drogas que se iniciou em medados de 2001.


Finalidade do Projeto:

A finalidade do projeto Recuperando Vidas é recuperar as pessoas marginalizadas dos vícios, das drogas, do álcool e outras dependências químicas, reintegrandos-as a sociedade, ao mercado de trabalho, buscando resgatar a esperança, a melhoria da qualidade de vida e a auto estima.



Conheca mais o projeto:

Com o objetivo de contribuir para o tratamento e reabilitação social de bombeiros, militares e civis dependentes do álcool e de outras drogas, a ASCOBOM apóia o Centro de Recuperação Restaurando Vidas, que atua há sete anos na recuperação física, psicológica e espiritual dessas pessoas. A iniciativa faz parte das ações da Diretoria de Assistência Social e Apoio Espiritual, que visa o apoio a todos os bombeiros e policiais militares, na ativa ou na reserva, associados ou não, na solução problemas familiares, profissionais, sociais e espirituais.Como muitos internos não têm condições de arcar com o custo do tratamento, o apoio da ASCOBOM para manter o Centro é fundamental.
São aceitas somente as pessoas que queiram participar do tratamento por livre e espontânea vontade. Durante todo o processo, há o acompanhamento psicológico dos internos. Também são realizadas dinâmicas e reuniões com os pais para tratar dos problemas de relacionamento familiar.Outro aspecto essencial para recuperar os internos é mostrar a eles a existência do mundo espiritual. A rotina dos internos inclui refeições balanceadas e a prática de exercícios físicos, que auxiliam no processo de desintoxicação. Eles também participam da manutenção da infra-estrutura do local, fazendo pequenos consertos e reformas na infra-estrutura, plantando mudas e cuidando da horta e dos jardins.
Infra-estruturaCom cerca de 10 mil metros quadrados, a sede do Restaurando Vidas tem condições ideais para a saúde e a tranqüilidade dos internos: muito verde e ar fresco, piscina, quadra de futebol de salão, quadra de peteca, jardins, horta, refeitório, sala de aula e alojamentos. A estrutura conta ainda com gabinetes de atendimento psicológico, sala de vídeo, sala de informática e um ônibus. Futuramente, o centro abrigará também uma ala feminina. O Centro de Recuperação Restaurando Vidas fica localizado no município de Sarzedo, em frente à Lagoa da Petrobras, às margens da BR-040 (Rua Alameda das Acácias, 919, Quintas das Jangadas).
De acordo com nossas apurações Cabo Júlio e seus colaboradores,estão com projeto de extensão para mais duas unidades:
UNIDADE I Belo Horizonte - Planalto para Homens
UNIDADE II Belo Horizonte - Cachoeirinha para Mulheres.

Saiba mais:



Carlos Franco