Projeto de Gestão:
Primeiramente, é imperativo ter um projeto de médio e longo prazo através do qual seja possível acompanhar as melhorias de todo o setor administrativo, técnico e pessoal para que cada um em sua área possa ter condições de exercer sua função, bem como, não entrar em conflitos com outras áreas. Isto posto, é possível notar que é necessário ter pessoas certas, com competência em suas funções, sem que use do nepotismo para exercício da função.
Diretoria:

Deve ser composta de pessoas sérias, competentes e capazes de aceitar sugestões de seus subalternos e serem criativos nas horas de dificuldades para pensar no coletivo e não na minoria e ou questões pessoais.Lembrando que é um cargo temporário e seu papel é representar todos aqueles que fazem parte da gremiação proporcionando equilíbrio nas funções atribuídas no processo diretivo.
Por serem cargos “voluntários”, não há rendimentos e ou algum tipo de salário, a pessoa precisa entender que sua função é proporcionar condições para que sua área de atuação se desenvolva da melhor maneira possível e que seja completada com as outras áreas em prol de uma Associação Esportiva que todos façam parte. São cargos de confiança e o presidente é quem escolhe seus diretores através de critérios técnicos e da filosofia de trabalho que ele, o presidente, acredita ser a melhor para ser gerenciada.

Os associados:
O motivo pelo qual existe uma Federação esportiva são os seus associados e estes são representados pelo presidente e seus diretores, que trabalham buscando levar para todos benefícios nas diferentes modalidades esportivas.
O associado tem direitos e deveres, devendo responsabilizar-se por seus atos em qualquer circunstância. É fundamental que se tenha em mente que só é possível cobrar seus direitos, se cumprir com seus deveres.
É fundamental que os associados façam reivindicações, dêem sugestões e participem do projeto e assuntos ligados a entidade. Para que assim possa ponderar nas decisões tomadas e depois não vir se rebelar em relação as questões tomadas e mudanças de regulamentos, por exemplo.
Obrigações de uma administração:
Organizar competições, preparar as chaves das competições, escolher o diretor técnico, o diretor de arbitragem, bem como os demais diretores da federação, fazer chegar à mídia as datas das competições e seus respectivos resultados, marcar os exames de faixas pretas e os exames para novos mestres , organizá-los e supervisioná-los, fazer seminários,cursos técnicos, monitorar os exames de faixas coloridas que são dadas pelos mestres federados,além de convidar seus associados para participarem de competições de nível nacional e internacional.
No caso de competições oficiais, somente a seleção mineira pode participar. Em competições abertas,os chamados “opens”não há a necessidade de um ranquiamento e ou seletiva, qualquer atleta em condições exigidas pela competição pode requerer junta à federação sua participação, mediante inscrição.
Todo taekwondista tem direito a se filiar em uma Federação esportiva estadual, desde que esteja com todas as exigências estatutárias cumpridas. É comum a mudança de mestre para atletas de menor graduação, mas é necessário que haja nesse processo de mudança de “responsável técnico” uma carta de transferência para que seja legalizada sua mudança de academia . Outro tópico muito pouco usual, mas de suma importância, são os campeonatos pequenos (torneio amizade, entre academias, etc.) que mestres e professores organizam. Até esses pequenos torneios precisam de um representante legal da Federação presente e uma autorização da entidade estadual para a realização do evento. Caso aconteça algum acidente ou alguma situação que gere processo judicial, a Federação não sofrerá nenhum tipo de penalidade perante a justiça uma vez que a entidade não autorizou e nem teve conhecimento da realização do torneio.
É importante salientar que, se não houver um representante legal e um documento da federação esportiva autorizando a realização da competição, o evento é considerado CLANDESTINO, portanto, a entidade estadual não poderá ser responsabilizada judicialmente e sim os organizadores desse evento.

Pelo que vocês podem ver, não é simplesmente abrir as portas de uma academia e começar a dar aulas. É necessário cumprir todos os trâmites legais, para garantir qualidade, legalidade e respaldo aos alunos que forem treinar em uma academia. O instrutor precisa ter um mestre para orientá-lo e até mesmo fiscalizá-lo em relação a qualidade técnica e pedagógica no ensinamento de uma modalidade esportiva. No caso aqui mais direcionado as artes marciais.
Se todos esses tópicos forem cumpridos, pode –se garantir que há uma boa gestão. É claro que existem variáveis, estilos de administração, mas isso é matéria para outro dia.
Hoje trouxemos para você, leitor, resumidamente, tudo o que cerca uma administração competente e séria junto a uma federação esportiva.
EM TEMPO:
Querendo saber mais sobre o assunto vá aos links:
RELAÇÕES PRELIMINARES ENTRE A GESTÃO ESPORTIVA E O PROFISSIONAL DE
EDUCAÇÃO FISICA
Perfil de uma gestão
Imagens: Site de busca
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